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segunda-feira, 18 de março de 2013

Brasileiros ficaram mais de 18 horas sem energia em 2012

Tempo excede em três horas o limite estabelecido; interrupções geraram 437,8 milhões em descontos na conta de luz.

Energia elétrica
Os brasileiros ficaram, em média, mais de 18 horas sem energia elétrica em 2012, apontam os dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). O tempo supera em quase três horas o que é estabelecido como limite.

Além da falta do fornecimento, os consumidores ficaram no escuro 13,18 vezes no ano passado, número que também exede o permitido pelo órgão regulador, que é de 11,10 vezes.

Segundo a Agência Brasil, as estatísticas são apuradas pela Aneel para efeito de fiscalização e não acarretam multas para as prestadoras do serviço. No entanto, a deficiência resulta em descontos na conta de luz dos brasileiros.

Os três índices avaliados para o cálculo da compensação financeira são: Duração de Interrupção por Unidade Consumidora (DIC), Frequência Equivalente de Interrupção por Unidade Consumidora (FIC) e Duração Máxima de Interrupção Contínua por Unidade Consumidora (Dmic), definidos para períodos mensais, trimestrais e anuais. Os descontos aplicados no ano passado somaram R$ 437,8 milhões.

Há ainda um outro indicador, o Dicri (Duração da Interrupção Ocorrida em Dia Crítico por Unidade Consumidora ou Ponto de Conexão), apurado por interrupção, que mede a duração das falhas registradas em dias críticos, quando a quantidade de emergências é maior, geralmente ocasionadas por fenômenos meteorológicos.

“Se a falta de energia perdurar por mais de 12 horas no dia, o consumidor de baixa tensão [residências e pequenos comércios], por exemplo, deverá receber uma compensação referente à ocorrência, independente da compensação mensal pelos outros indicadores. Para consumidores industriais, a interrupção não pode ultrapassar 16 horas”, acrescentou a assessoria do órgão regulador.

De acordo com a Agência Brasil, a compensação pelos defeitos nos serviços é automática e deve ser paga em até dois meses depois do mês de apuração do indicador. As informações devem constar na conta de energia.

O consumidor pode buscar ressarcimento de perdas e prejuízos. Neste caso, a orientação da Aneel é que o cliente leve a reclamação à concessionária em até 90 dias após a interrupção. Caso não surta efeito, a queixa pode ser remetida às agências conveniadas ou na Ouvidoria do órgão por meio do telefone 167.

Em 2012, as operadoras que mais arcaram com compensações foram a Centrais Elétricas do Pará S.A. – Celpa , que pagou R$ 67,07 milhões; a Companhia Energética de Goiás (Celg-D), com R$ 52,7 milhões, e a Light, no Rio de Janeiro, que devolveu R$ 46,5 milhões aos consumidores.

Fonte: http://olhardigital.uol.com.br/negocios/digital_news/noticias/brasileiros-ficaram-mais-de-18-horas-sem-energia-em-2012

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