Facebook

quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Como identificar vírus sem antivírus

O programa usado para fazer o escaneamento chama-se hijackthis e pode ser baixado clicando aqui.

Este programa identifica as entradas de inicialização, plugins e processos que estão sendo executados no momento do scan.

Depois de ter baixado o programa, descompacte e execute, ele não necessita de instalação. Abrirá uma janela como a mostrada abaixo.



Existem 2 botões principais, o primeiro é o Do a system scan and save a logfile  que executa um escaneamento no sistema e em seguida mostra o resultado em um arquivo de texto que pode ser salvo. O segundo é o Do a system scan only que apenas executa um scaneamento no sitema mostrando os resultados no próprio programa.

O botão que usaremos é o primeiro (Do a system scan and save a logfile), ao clicar no botão ele vai escanear e mostrar os resultados em um arquivo de texto e no próprio programa. Esses resultados vão ser usados para a identificação do possível software malicioso como mostra a imagem abaixo.

Feito isso, vamos a identificação. Copie todo o conteúdo do arquivo de texto que foi aberto e poste no site http://www.hijackthis.de/ e clique em Analyze como na imagem abaixo.

Os resultados são mostrados como na imagem abaixo.

Se você não tiver nenhuma noção de inglês, pode usar o google tradutor. Uma palavra muito usada é safe que significa seguro e nasty que significa danoso.

0 comentários:

Postar um comentário