Facebook

terça-feira, 16 de abril de 2013

Cartilha dá dicas de segurança para usuários de dispositivos móveis

Cinco sugestões do Comitê Gestor de Internet ajudam a evitar problemas com aparelhos.

Aparelhos Touchless
O CERT.br, órgão ligado ao Comitê Gestor da Internet no Brasil, lança nesta terça-feira, 16, o quinto fasículo de sua cartilha de segurança com dicas voltadas aos internautas. Desta vez o foco são os dispositivos móveis, que, segundo a Agência Nacional de Telecomunicações, já atraem 65 milhões de brasileiros.

Atenção na compra do aparelho:
O fascículo orienta sobre a importância de se observar mecanismos de segurança dos produtos antes da compra. Somente com isso o consumidor pode escolher o mais seguro. Caso venha a adquirir um usado é fundamental restaurar as configurações originais, ou "de fábrica”. É importante ainda evitar dispositivos desbloqueados ilegalmente (jailbreak) ou cujas permissões de acesso tenham sido alteradas.

Com o equipamento em mãos:
Instale antivírus e mecanismos como antispamantispyware antimalware e mantenha-os sempre atualizados. Evite clicar em links recebidos por mensagens de texto e redes sociais e desconfie de mensagens, mesmo quando enviadas por conhecidos. Para dificultar o acesso de terceiros, proteja-se criando senhas de bloqueio bem elaboradas.

Ao acessar redes:
Tenha cuidado ao usar redes Wi-Fi públicas. Desabilite as opções de conexão automática e habilite-as somente quando necessário. Quanto à conexão bluetooth, faça o mesmo e configure seu dispositivo para não seja identificado (ou "descoberto") por outros aparelhos.

Em caso de perda ou roubo:
Instale dispositivo que permita rastrear e/ou bloquear seu aparelho remotamente e informe a  operadora responsável. Caso haja dados e senhas profissionais armazenadas nele, avise também a empresa onde você trabalha. Assim que der falta do equipamento, altere senhas faça também o bloqueio de serviços e aplicativos.

Ao se desfazer do dispositivo móvel:
Por fim, quando for trocar de aparelho, apague todas as informações nele contidas e restaure a opções de fábrica.

O fascículo é ilustrado e está disponível em PDF. Para facilitar a compreensão e estimular a disseminação do conteúdo, o material é acompanhado por slides sob liçenca Creative Commons, e pode ser adaptado e utilizado livremente. Para ter acesso à Cartilha na íntegra, acesse aqui.

Fonte: http://olhardigital.uol.com.br/produtos/digital_news/noticias/cartilha-da-dicas-de-seguranca-para-quem-usa-dispositivos-moveis

0 comentários:

Postar um comentário