A tentativa da Microsoft em alavancar a venda de computadores
pessoais falhou pela primeira vez em cinco anos. Mesmo com o lançamento
do novo sistema operacional, o Windows 8, os consumidores preferiram gastar seu dinheiro com tablets e smartphones nesta temporada. As informações são da Reuters.
Mas
não é só a Microsoft que está vendo o barco afundar. Fabricantes como
Dell e Lenovo estão tendo um declínio anual de vendas por mais de uma
década e sem sinais otimistas para um futuro breve.
Quando o
assunto é Windows 8 — o sistema operacional com as mudanças mais
radicais da Microsoft nos últimos 20 anos — as opiniões dos
especialistas divergem: alguns acreditam que o software já chegou em seu número máximo de instalações, enquanto outros acreditam que é apenas questão de tempo para que os usuários estejam familiarizados e aceitem o sistema.
Os
fabricantes de computadores domésticos venderam 89,8 milhões de
unidades pelo mundo no quarto trimestre de 2012, o que representa uma
queda de 6,4% em relação ao período em 2011. Este número foi
ligeiramente pior do que a expectativa das marcas e representou o pior
desempenho em aproximadamente cinco anos.
Em todo o ano de 2012,
352 milhões de PCs foram vendidos, uma queda de 3,2%, quando comparado a
2011. Este foi o primeiro ano com queda de vendas desde 2001 — quando o
mercado norte-americano ficou afetado pelos atentados de 11 de
setembro.
Contudo, o IDC (International Data Corporation) prevê
um aumento de 2,8% nas vendas de computadores em 2013, já que os
consumidores estão há um longo período sem substituir suas máquinas por
outras mais potentes.
Desânimo na CES
Mesmo com o
Surface, cuja intenção é competir com o iPad, a Microsoft ainda não
conquistou a simpatia dos consumidores no mercado de tablets. Alguns
especialistas acreditam que usar o Windows 8 é quase um choque para quem
estava acostumado com os velhos sistemas da empresa — correndo o risco
de ser um fiasco como o Vista. O Vista, lançado em 2007, foi o sistema operacional menos popular da empresa.
Além disso, a concorrência pela atenção dos consumidores na CES também estava acirrada, já que ASUSTeK, a LG Electronics e a Samsung
resolveram exibir seus computadores com telas gigantes, laptops
ultraleves e novos tablets — todos habilitados para o Windows 8.
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