Facebook

quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Adoção inicial do Windows 8 fica abaixo da registrada pelo Vista

Microsoft SurfaceUm levantamento realizado pela Net Applications divulgado na última terça-feira (1) indica que a adoção inicial da nova geração do sistema operacional da Microsoft, o Windows 8, foi baixao deixou atrás do Vista. O uso global do Windows 8 em dezembro de 2012 foi de 1,9%, abaixo dos 2,2% registrados pelo Windows Vista dois meses após o seu lançamento em 2007.

A empresa ainda mostrou que o Win8 teve sua melhor projeção na última semana de dezembro, encerrada no último dia 29. Graças às vendas de Natal, o sistema respondeu por 2,1% de todos os computadores rodando Windows no mundo. Este foi o melhor desempenho do OS desde que foi lançado no mercado, no dia 26 de outubro.

Especialistas afirmam que a comparação negativa com o Vista, adotado por poucos usuários, gera preocupação acerca do futuro do novo software da Microsoft. A versão 8 ainda perdeu para o Windows 7 na base de usuários em seus primeiros meses de comercialização. Seu antecessor, lançado em 2009, já era utilizado por 6,2% de todos os computadores com apenas dois meses de existência, ou seja, teve três vezes mais aceitação que o Windows 8.
Windows 8

Analistas afirmam que ainda é cedo para se vaticinar o futuro do Windows 8
Segundo a NBC News, o relatório da Net Applications ainda informou que o Windows 7 aumentou sua participação no mercado de sistemas operacionais em 0,4%, fechando dezembro com 45% entre todos os PCs e com 49,2% entre todos os computadores equipados com Windows. O Windows XP, com uma década de vida, encerrou o ano de 2012 com 39,1% de adoção entre todos os computadores e com 42,6% entre as máquinas equipadas com o software da Microsoft.

O cenário no qual o Windows 8 foi lançado é muito diferente do vivido pelo 7 e pelo Vista. Analistas acreditam que muitos fatores podem ser determinantes para a baixa adoção do sistema como, por exemplo, certa resistência de atualização corporativa. Empresas que atualizaram seus PCs recentemente do XP para o 7 não estariam interessadas em realizar mais uma mudança. Além disso, a redução sofrida pelo atual mercado de computadores pessoais devido à chegada dos smartphones e tablets pode ter contribuído para essa situação.

0 comentários:

Postar um comentário