Facebook

sexta-feira, 29 de março de 2013

Operadoras vão bloquear chamadas de celulares piratas

Teles terão de implementar um sistema tecnológico de bloqueio; Medida entrará em vigor no início de 2014.

Smartphones
A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) vai passar a bloquear chamadas feitas por telefones piratas. A medida entrará em vigor no início de 2014 e as operadoras terão de implementar o sistema tecnológico de bloqueio.

Conforme divulgado pelo Olhar Digital, os celulares piratas costumam chegar ao Brasil por meio de contrabando e geralmente são vendidos em camelôs e sites. O comércio paralelo levanta polêmica e há anos incomoda os fabricantes legalmente instalados por aqui. A Strategy Analytics estima que os "piratas" correspondem a quase 13% do total de celulares do país.

Como vai funcionar?

De acordo com a Folha de S. Paulo, a partir de 2014 todos os aparelhos, incluindo os tablets, terão um cadastro nacional de IMEIs (número de registro) que será cruzado com o IMSI (código dos chips habilitado pela operadora).

Desta forma, toda vez que um cliente fizer uma chamada, a operadora saberá se o aparelho é ou não legítimo. Isso será possível porque também existe um catálogo mundial com todos os IMEIs válidos produzidos pelos diversos fabricantes.

O novo sistema das operadoras cruzará a lista de registros nacionais e estrangeiros para saber qual é autêntico. Caso seja pirata, o sistema decidirá, automaticamente, pelo bloqueio dos sinais.

Fonte: http://olhardigital.uol.com.br/produtos/digital_news/noticias/anatel-da-aval-para-operadoras-bloquearem-celulares-piratas

1 comentários:

  1. So good news .. It's the technological advances made ​​by ANATEL .. I hope this program will be a success ..

    ResponderExcluir