Facebook

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Veja como deverá ser o Playstation 4

Próximo videogame da Sony poderá contar com melhores processadores e mais recursos.

Nesta quarta-feira, 20, a Sony fará um grande anúncio sobre o Playstation. Muitos apostam que finalmente a japonesa revelará o Playstation 4, ou Orbis, como ele tem sido chamado extra-oficialmente.

Será que o jejum de quase sete anos será quebrado e conheceremos a próxima geração de videogames? Não temos certeza, mas há muitos indícios de que sim. Há muitos rumores e informações em volta do novo console da empresa. Por isso reunimos aqui tudo o que ouvimos falar. Assim você pode se preparar conosco e já matar um pouco da ansiedade. Dê uma olhada:

Processador e especificações

Um dos principais elementos em um videogame novo é a sua capacidade de processamento. Em resumo, o quão bom o console é como máquina.

No caso do Playstation, diz-se por aí que ele contará com processador AMD64 “Bulldozer” de oito núcleos com 1,6 GHz e 8 GB de memória RAM. Se for verdade, a Sony estaria deixando para trás a arquitetura Cell, criada em parceria com a IBM, utilizada no Playstation 3.

A diferença na arquitetura, no entanto, deve trazer uma má notícia: o Playstation 4 poderia deixar de ser compatível com jogos das gerações anteriores. Um representante da Eletronic Arts chegou até a confirmar o rumor, afirmando que não seria possível uma retrocompatibilidade.

O blog Kotaku disse que o modelo para desenvolvedores contava com 160 GB de memória interna – pouco se você precisar baixar muitos jogos –, mas espera-se mais espaço da versão final.

O videogame ainda deverá ter quatro portas USB 3.0, HDMI e suporte a Blu-Ray.

Reprodução

Novo controle

Nas últimas semanas vazaram fotos de supostos protótipos do novo controle do Playstation. O design é semelhante, mas há indícios de uma grande mudança que incluiria a área sensível ao toque. A ideia faz sentido por dois motivos: para criar maior integração com o PS Vita, que conta com touchscreen em sua parte traseira; e para concorrer com o controle do Wii U, equipado com um GamePad munido de tela sensível ao toque.

Recentemente, a Sony chegou a registrar patente de um produto chamado EyePad, algo semelhante a um GamePad. O documento prevê aparelho com seis sensores de movimento, touchscreen, joystick e bordas iluminadas que reproduzem funções similares às bolas coloridas do Playstation Move.

A patente ainda descreve o EyePad com duas câmeras sensíveis a movimentos, que podem ser utilizadas para reconhecimento de gestos.

Outro aspecto interessante é que, segundo a revista Edge, o controle virá com um botão Share, ferramenta para gravar 15 minutos de jogos e compartilhar online.

Bloqueio de jogos usados

Esta talvez seja uma das novidades mais desagradáveis. No início do ano a Sony registrou patente denominada como “Sistema de processamento de conteúdo eletrônico”, que fala sobre associar jogos em discos com a conta de determinado usuário.

A ferramenta seria utilizada para obrigar o jogador validar seu game e fazer com que apenas ele possa jogá-lo. A manobra seria uma tentativa de acabar com o mercado de usados e impediria até mesmo você de emprestar um jogo a seu amigo.

Streaming de jogos

No ano passado a Sony adquiriu a Gaikai, serviço de jogos pela nuvem por US$ 380 milhões. De acordo com o The Wall Street Journal, a japonesa deverá utilizar a tecnologia para oferecer streaming de jogos, principalmente os de PS3 – o que poderia corrigir parte do problema de retrocompatibilidade.

O jornal ainda diz que o serviço não impedirá o funcionamento de jogos em mídia física. A dúvida é como será a infraestutura deste serviço, visto o custo enorme de servidores para transmitir arquivos pesados como jogos de última geração.

Reprodução

Cópia digital sempre

Serviços de distribuição digital de games têm “roubado” cada vez mais jogadores dos consoles para os computadores. É esperado que, como tentativa de proteção, a Sony invista mais nos jogos digitais distribuídos em sua rede disponibilizando versões virtuais simultaneamente com o lançamento físico.

Múltiplos usuários

Segundo o Kotaku, a Sony permitirá a mais de uma pessoa fazer login no videogame. A ferramenta pode ser útil para trabalhar com a personalização para cada usuário. Quando estiverem jogando a mesma partida, todos poderão ganhar troféus, por exemplo.

Resolução 4K

Outra novidade interessante: o próximo Playstation teria suporte à resolução 4K, também conhecida como UltraHD e com definição quatro vezes superior ao FullHD conhecido hoje.

A estratégia faz sentido principalmente se vista como manobra da Sony para alavancar a demanda pela tecnologia, presente em seus próximos televisores.

Dual Camera

A Playstation Eye, espécie de webcam do videogame, também deve evoluir e se tornar “Dual Camera”. O equipamento teria duas câmeras capazes de gravar em 720p, quatro microfones e um sensor de movimento.

Fonte: http://olhardigital.uol.com.br/jovem/games/noticias/veja-como-devera-ser-o-playstation-4

0 comentários:

Postar um comentário