Facebook

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Baratas podem ajudar na construção de robôs

Sistema locomotor do inseto dispensa sinais cerebrais em alguns casos.

Barata
Pesquisadores da Universidade da Pensylvania (EUA) estão usando baratas em pesquisas que ajudarão na construção de robôs com muitas pernas.

A utilidade para a robótica está na velocidade com que os insetos reconhecem trajetos independente do seu sistema nervoso.

Em experiências, os cientistas submetiam as baratas a um percurso que era bruscamente modificado. Uma espécie de ponte era puxada de um lado a outro enquanto o inseto caminhava sobre ela. Os resultados mostraram que o cérebro demorou mais tempo do que o esperado para emitir uma resposta.

Ainda assim, as baratas se ajustavam à situação com suas patas. Isso significa que seus movimentos, em certos casos, independem da atuação dos sistemas nervosos. A conclusão partiu de Shai Revzem, coordenador da pesquisa.

Para ele, os resultados mostram que robôs com muitos membros devem ser preparados para lidar com surpresas em vez de receberem programação específica para cada cenário. Revzem também acredita que o fato pode se estender a outros setores da tecnologia, como medicina e esporte.
 
Fonte: http://olhardigital.uol.com.br/produtos/digital_news/noticias/baratas-podem-ajudar-na-construcao-de-robos-com-varias-pernas

0 comentários:

Postar um comentário